Histórico
 

O LAGESOLOS tem como raiz histórica a criação, em 1991, do Grupo de Pesquisa em Erosão de Solos e Movimentos de Massa, no Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências, da UFRJ. Inicialmente denominado de Laboratório de Geomorfologia Experimental e Erosão dos Solos (LAGESOLOS), ao longo dos últimos vinte anos foi sendo consolidada uma linha de pesquisa em erosão de solos e geomorfologia experimental e ambiental, além de outros temas correlatos. Atualmente o Laboratório denomina-se Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos. O fundador e então Coordenador do Laboratório, Prof. Dr. Antonio J. T. Guerra fez seu Doutorado no King's College London (Universidade de Londres), entre 1986 e 1991, sobre erosão de solos (Soil characteristics and erosion, with particular reference to organic matter content), e Pós-Doutorado, na Universidade de Oxford, sobre formação de ravinas. Desde o seu retorno, o grupo começou a se formar, contando atualmente com 30 membros, incluindo bolsistas, estagiários, mestrandos, doutorandos e pesquisadores associados. Alguns dos membros que participam do LAGESOLOS são professores de universidades brasileiras, todos engajados em projetos (mestrandos, doutorandos e pesquisadores associados) e subprojetos (bolsistas e estagiários). Outra linha de pesquisa do Laboratório é a área de Geoturismo, Geodiversidade e Geoconservação, no município de Ubatuba (São Paulo), bem como impactos em trilhas, no município de Paraty (Rio de Janeiro) em Unidades de Conservação. Além disso, o CNPq e a FAPERJ têm financiado vários projetos que integram os projetos em andamento no LAGESOLOS.


A linha de pesquisa em erosão de solos e movimentos de massa já foi desenvolvida tanto em Petrópolis, bem como outros municípios brasileiros, como em Sorriso e Cáceres (MT), Manaus (AM), Natal (RN), Açailândia e São Luís (MA), Macaé (RJ) e Jacarepaguá (RJ). Os projetos referentes aos municípios de outros estados brasileiros, têm sido desenvolvidos por professores de outras universidades federais (mestrandos e doutorandos). Atualmente o LAGESOLOS possui diversas linhas de pesquisa, sendo que as principais são: a primeira é em erosão de solos e movimento de massa, e tem a frente o Prof. Dr. Antônio José T. Guerra como orientador e tendo sido desenvolvida tanto em Petrópolis, local no qual já foram monitoradas duas estações experimentais, há dez anos, como em Sorriso e Cáceres (MT), Manaus (AM), Natal (RN), Açailândia e São Luís (MA), Macaé (RJ), Jacarepaguá (RJ), Recife (PE), Palmas (TO), Angra dos Reis e Paraty (RJ) e Ubatuba (SP). Os projetos referentes aos municípios de outros estados brasileiros, vêm sendo desenvolvidos por professores de outras universidades federais (mestrandos e doutorandos).

Mais recentemente, o LAGESOLOS vem também se dedicando a pesquisar, no município de Ubatuba, mais precisamente na bacia do rio Maranduba, questões relacionadas ao Geoturismo e aos Geomorfosítios, que são temas bem atuais dentro da Geomorfologia. Para tal, temos contado com o apoio da PROMATA, associação que trata da conservação e recuperação da Mata Atlântica, no município.


O LAGESOLOS possui atualmente três projetos em andamento, envolvendo seus coordenadores, pesquisadores associados, doutorandos, mestrandos, bolsistas e estagiários:


a.  Diagnóstico e Recuperação de Áreas Degradadas no Litoral Sul Fluminense (Angra dos Reis e Paraty), com técnicas de bioengenharia e suas relações com o Turismo regional. Agência Financiadora: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ


b. Diagnóstico de Danos Ambientais em Unidades de Conservação: Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba), Parque Nacional da Serra da Bocaina, Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e Reserva Ecológica da Juatinga.
Agência Financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq

c.  Diagnóstico de Danos Ambientais em Unidades de Conservação: Parque Nacional da Serra da Bocaina, Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e Reserva Ecológica da Juatinga.
Agência Financiadora: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ
Ao longo desses 20 anos, dezenas de livros e trabalhos de caráter nacional e internacional foram desenvolvidos, resultando no livro intitulado “Erosão e Conservação dos Solos – Conceitos, Temas e Aplicações”, organizado pelo Prof. Dr. Antônio José T. Guerra; Prof. Dr. Antonio Soares da Silva e Profa. Dra. Rosangela G. M. Botelho. Em 2006, Antonio Jose Teixeira Guerra e Monica dos Santos Marçal, lançaram o livro Geomorfologia Ambiental, pela Editora Bertrand Brasil. Esse livro vem consolidar as diversas linhas de pesquisa que o LAGESOLOS vem desenvolvendo nos últimos anos.  Em 2011 foi lançado o livro Geomorfologia Urbana organizado por Antonio Jose Teixeira Guerra, onde a questão urbana é o fio condutor do livro. Em 2013 foi lançado o livro Processos Erosivos e Recuperação de Áreas Degradadas, co-organizado em conjunto com a doutoranda Maria do Carmo Oliveira Jorge do PPGG (UFRJ), e em 2014 foi lançado o livro Geografia Aplicada ao Turismo, co-organizado em conjunto com o geógrafo Raphael de Carvalho Aranha, ex-aluno do departamento de Geografia da UFRJ. Ainda em 2014 foi lançado o livro Degradação dos Solos Brasileiros, pela Bertrand Brasil, organizado por Antonio Jose Teixeira Guerra e Maria do Carmo Oliveira Jorge.
Entre 2006 e 2009 o LAGESOLOS participou do Projeto Borassus, financiado pela União Europeia, em conjunto com a Universidade Federal do Maranhão, onde foram monitoradas voçorocas urbanas em São Luiz, sendo feita a recuperação da voçoroca do Sacavém, na periferia da cidade. Como fruto desse projeto internacional, onde participaram o Reino Unido, Bélgica, Hungria, Lituânia, Tailândia, China, Vietnam, África do Sul e Gâmbia, além do Brasil, duas teses de doutorado foram defendidas, três dissertações de mestrado, cinco monografias de graduação, além de diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e trabalhos completos foram publicados em Anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Em 2015 acabou de ser lançado mais um artigo, dessa vez pela Natural Hazards, envolvendo o tema em questão. Essa foi uma grande experiência para o LAGESOLOS, com intercâmbios internacionais, que permanecem até hoje, na figura do Prof. Michael A. Fullen, da Universidade de Wolverhampton, que continua trabalhando em parceria conosco do LAGESOLOS. Atualmente (janeiro de 2015) Antonio Jose Teixeira Guerra e Maria do Carmo Oliveira Jorge se encontram na Universidade de Wolverhampton, Inglaterra, desenvolvendo projeto de pesquisa, em conjunto com o Prof. Michael Fullen, ate o mês de julho. Essa parceria entre a referida Universidade e o LAGESOLOS já existe há 10 anos.

WebDesign: Diego Dias / WebDeveloper: Jean Monteiro / WebMaster: Luciano Alvarez / Bruno Mendes /Thiago Muniz / Daniel Muniz